Cursos de Aperfeiçoamento - 270h/a

1 - EDUCAÇÃO ESPECIAL: IDENTIFICAÇÃO DAS DEFICIÊNCIAS

Ementa:
Ação pedagógica na educação especial. A deficiência intelectual. Diagnóstico e encaminhamento. Atendimento educacional ao deficiente intelectual. Deficiência auditiva. Identificação. Deficiência múltipla. Identificação. Deficiência visual. Identificação. Distúrbio de leitura. Dislexia. Déficit cognitivo seletivo. A deficiência visual e a aprendizagem. A dêixis no contexto linguístico. A dêixis no contexto da sala de aula. Distúrbios de aprendizagem: uma rosa com outro nome. O que é deficiência de aprendizagem. Atraso de linguagem. Dificuldade transitória em uma única área Dificuldade global (problema). Dificuldades na aprendizagem. Imaturidade funcional. Disfunção cerebral. Disfasia. Disartria. Dislalias. Gagueira. Deficiente auditivo. A deficiência intelectual. Síndrome de down – desenvolvimento cognitivo. Deficiência visual. Dislexia. Disgrafia. Disortografia. Discalculia. Déficit de atenção (com ou sem hiperatividade).


2 - (IN) DISCIPLINA NA SALA DE AULA: O QUE FAZER?

Ementa:
Disciplina e indisciplina na sala de aula. O aluno, a escola, o professor e a (in) disciplina.O aluno desrespeitador. O aluno sem limites. O aluno desinteressado. A ação do professor quanto aos conteúdos, métodos e ética na prática pedagógica. A ação do professor em relação a (in) disciplina. Disciplina escolar.Tipos de disciplina. A sociedade como causa da indisciplina escolar. A escola como causa de indisciplina escolar. O professor como causas da indisciplina escolar. O aluno como causa da indisciplina escolar. Indisciplina na escola – o que fazer? Disciplina em classe. O comportamento do aluno (in) disciplinado. Ação escolar com o aluno indisciplinado. Como trabalhar a indisciplina? A construção da disciplina na sala de aula. Formas de mediação. A (in) disciplina na concepção do professor. A (in) disciplina na concepção da escola. A (in) disciplina na concepção do aluno. A (in) disciplina na concepção da família. A indisciplina na sala de aula e na escola. Postura dos diretores e professores em relação a disciplina.


3 - EDUCAÇÃO INCLUSIVA E OS (DES) ENCANTOS NA EDUCAÇÃO

Ementa:
A Exclusão nas Escolas. A Inclusão na Educação X A Inclusão da Educação. Legislação e Inclusão Educacional. Inclusão. Conceito. A Educação Inclusiva. Desafios no processo de Inclusão. A Aprendizagem nas Escolas Inclusivas. A Metadisciplinaridade na Educação. A Prática Inclusiva e a Metadisciplinaridade. Histórias que (des)encantam a Educação.


4 - O PROFESSOR COMO AGENTE EDUCACIONAL

Ementa:
A formação do professor no Brasil. O ato de (re)olhar conceitos e concepções da profissão do professor. A profissão do professor em foco. O professor: um agente educacional. A metadisciplinaridade na formação do professor. As bases da metadisciplinaridade. O professor e a necessidade de formar-se. Compreender-se para compreender: condição sine qua non do professor. A ação docente como práxis. Transposição didática. Professor e aluno em processo de transformação. O comprometimento profissional. A formação em serviço na metadisciplinaridade. Semeadores de ideias.


5 - EDUCAÇÃO ESPECIAL: FUNDAMENTOS E OBJETIVOS

Ementa:
Legislação. Conceituação de educação e especial. Fundamentos e objetivos da Educação Inclusiva. Educação para todos. Conceituando necessidades educacionais especiais. Caracterização dos tipos de deficiências. O que é libras? Procedimentos e sugestões de recursos de acesso ao currículo. Escola regular ou escola especial? Princípios e aspectos fundamentais para a construção de escolas inclusivas. Redes de apoio e parcerias. Formação docente. Projeto político-pedagógico. Prática pedagógica inclusiva.
A Exclusão nas Escolas. A Inclusão na Educação X A Inclusão da Educação. Legislação e Inclusão Educacional. Inclusão. Conceito. A Educação Inclusiva. Desafios no processo de Inclusão. A Aprendizagem nas Escolas Inclusivas. A Metadisciplinaridade na Educação. A Prática Inclusiva e a Metadisciplinaridade. Histórias que (des)encantam a Educação.


6 - A AÇÃO DA ORIENTAÇÃO E SUPERVISÃO NO CONTEXTO ESCOLAR

Ementa:
A orientação educacional no processo de aprendizagem. O processo histórico da orientação educacional no Brasil. Diferentes conceitos de orientação educacional. A prática e as funções do orientador. O orientador educacional nas relações interpessoais. Um olhar sobre os alunos. Relação orientador-aluno. O desafio de manter a disciplina dos alunos. A aula de qualidade facilita o trabalho do orientador. O orientador educacional e a necessidade de um olhar interdisciplinar. A educação. A escola e as normas sociais. A participação do orientador no planejamento da escola. A Lei nº 9.394/96 não vai resolver todos os problemas da educação. A integração dos conhecimentos de orientação educacional e de psicologia. Um olhar sobre a orientação educacional. O supervisor escolar no contexto educacional. Abordagem histórica. Conceituação de supervisor escolar em uma nova visão. A função política e social da supervisão. O supervisor nos processos de ensino e aprendizagem. A educação na função supervisora. A abrangência da supervisão escolar no contexto atual. Formas de cooperação na supervisão escolar. Ação supervisora para a reconstrução do currículo. Interdisciplinaridade na supervisão escolar. Um olhar diferenciado sobre a supervisão escolar.


7 - AVALIAR COM NOVO OLHAR

Ementa:
Caminhando para um novo horizonte. Os pilares para educação e avaliação. Avaliação escolar: conceitos e reflexões. Aprendizagem. Avaliação da aprendizagem. Prática metadisciplinar. Avaliação diagnóstico-formativa. Construindo a avaliação. Objetivos. Critérios. Entendimento. Entendimento reflexivo, conectado, compartilhado e autonomizador. Caminhando pela avaliação. Trajetória escolar. Trajetória profissional. Ser professor, diretor, secretário e orientador curricular. Revendo a avaliação da comunidade escolar. Vislumbrando um novo olhar. Avaliação descritiva.


8 - O PLANEJAMENTO E SUAS CONCEPÇÕES

Ementa:
Planejamento: um olhar mais abrangente. Planejamento: sua história, sua prática. Metadisciplinaridade no planejamento. Planejamento metadisciplinar de aprendizagem. Projeto Político Pedagógico. Concepções filosóficas: Sócrates; Herbert Spencer; Friedrich Engels; Jean-Paul Sartre; Johann F. Herbart; John Locke; Rudolf Steiner. Concepções psicológicas: Lev S. Vygotsky; Jean Piaget; David P. Ausubel; Henri Wallon; Jerome Bruner; Frederich Froebel; Édouard Claparède.  Concepções pedagógicas: Célestin Freinet; Roger Cousiner; Jean O. Decroly; Maria Montessori; Emília Ferreiro; Johann H. Pestalozzi. Pedagogia Waldorf.


9 - A AÇÃO DO PROFESSOR NAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Ementa:
Metadisciplinaridade . Prática metadisciplinar. Tendência metadisciplinar. Como ser um professor metadisciplinar?. O professor enfrentando os desafios do saber, saber-fazer para fazer-saber. Saber ser para fazer saber. O professor e sua formação. Formação docente. Leitura o processo de aprendizagem na leitura. Dificuldades de aprendizagem na leitura. Características das dificuldades de aprendizagem na leitura. A dislexia. Diagnóstico das dificuldades na leitura. Escrita. O processo de aprendizagem na escrita. Dificuldades de aprendizagem na escrita. A disgrafia. Características nas dificuldades de aprendizagem na escrita. Matemática. O processo de aprendizagem na matemática. Dificuldades de aprendizagem na matemática. Discalculia. Calculia. Características nas dificuldades de aprendizagem na matemática.


10 - COMO SE ORGANIZA UMA PESQUISA ESCOLAR?

Ementa:
Tipos de conhecimento. Redação técnica científica. Etapas da redação. Organizando uma pesquisa. Pesquisa. Classificação das pesquisas. Etapas da pesquisa. Elaborando um projeto de pesquisa. Projeto. Procedimentos técnicos metodológicos. Citações e Referências. Resenha. Artigo científico. Estrutura do relatório de estágio.