Cursos de Aperfeiçoamento - 210h/a

11 - COMO ORIENTAR O ALUNO PARA PESQUISA?

Ementa:
Planejamento. Qual escola prepara para o significado e significância das palavras? Conhecimento. Tipos de conhecimento. Da experiência ao conhecimento. Redação técnica científica. Etapas da redação. Organizando um trabalho. Normas para elaboração de trabalhos. Redigindo um trabalho. Leitura. Fichamento. Organizando as ideias. Como fazer a ligação da ideias. Pesquisa. Classificação das pesquisas. Etapas da pesquisa. Elaborando um projeto de pesquisa. Procedimentos técnicos metodológicos. Citações e Referências. Exemplos. Modelos. Resenha. Modelo. Artigo científico. Tipos de artigo. Estrutura de artigo. Modelo. Projeto. Modelo básico de um projeto. Desenvolvendo os elementos de um projeto. Estrutura do relatório de estágio.


12 - EDUCAÇÃO INFANTIL E AS BRINCADEIRAS

Ementa:
A brincadeira na Educação Infantil. A relevância da brincadeira. A brincadeira segundo Vygotsky. Brincando e aprendendo na creche. Brincadeiras com bola. Brincadeiras de perseguição. Brincadeiras de roda. Arremesso de bola ao cesto. Atravessar o rio. Cabra-cega. Morto-vivo. Batata quente. Forca. Caixinha surpresa. Labirinto dos numerais. Dança da cadeira. Brincadeira com as fichas dos nomes. Estourar balões com as letras determinadas. Ovo choco. Corda. Cobrinha. Eu gosto de. Brincando e aprendendo. A rotina diária do modelo high/scope jardim de infância. Princípios curriculares orientadores dos profissionais na abordagem high/scope. Educação Infantil na Europa. Educação Infantil no Brasil. Educação ou assistencialismo infantil. A criança na constituição. Lei de diretrizes e bases. Teóricos da Educação Infantil. Freinet. Vygotsky. Piaget.


13 - O PROFESSOR E SUA TRANS- FORM-AÇÃO

Ementa:
A formação do professor no Brasil. O ato de (re)olhar conceitos e concepções da profissão do professor. A profissão do professor em foco. O professor: um agente educacional. A metadisciplinaridade na formação do professor. As bases da metadisciplinaridade. A formação docente na perspectiva metadisciplinar. Competência profissional. Competência profissional e educação. Competências metadisciplinares. A ação docente como práxis. Transposição didática. Professor e aluno em processo de transformação. O comprometimento profissional. A formação em serviço na metadisciplinaridade. Semeadores de ideias.


14 - A CONSTRUÇÃO DE ESCOLAS INCLUSIVAS

Ementa:
Legislação. Conceituação de educação e especial. Fundamentos e objetivos da Educação Inclusiva. Educação para todos. Conceituando necessidades educacionais especiais. Caracterização dos tipos de deficiências. O que é libras? Procedimentos e sugestões de recursos de acesso ao currículo. Escola regular ou escola especial? Princípios e aspectos fundamentais para a construção de escolas inclusivas. Redes de apoio e parcerias. Formação docente. Projeto político-pedagógico. Prática pedagógica inclusiva. Os desafios na implantação do Projeto. Sugestões de filmes, sites e leituras.


15 - EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PRÁTICA DE QUALIDADE

Ementa:
Uma prática de qualidade: organização e planejamento. Organização dos grupos e rotação dos professores. A organização do espaço. O cuidado com o ambiente do espaço físico. Espaços abertos ou fechados. A entrada da escola. O pátio. A sala. A cozinha. O planejamento como elemento para assegurar o que se pretende e o que se sucede na sala de aula. O currículo na educação infantil. Educadores: funções, atitudes e formação. A atividade cotidiana na escola infantil e sua relação com as necessidades especiais.
A ação pedagógica com múltiplas linguagens. O jogo e a brincadeira como recursos privilegiados de desenvolvimento da criança. Pedagogia de projetos didáticos. Perspectivas na formação de profissionais. O caminho passa pelo professor bem preparado. A formação do professor de educação infantil atual. A avaliação formativa. Relação entre família e escola.


16 - O PROFESSOR NA GESTÃO DA SALA DE AULA

Ementa:
O relacionamento professor-aluno na sala de aula. O professor e sua relação com o aluno. O relacionamento como agente motivador. A comunicação no relacionamento. A afetividade no relacionamento. O amor como ato pedagógico. A formação contínua e continuada do professor. O professor na prática reflexiva. O bom professor. O manejo de classe na ação pedagógica. Dinâmicas interna de sala de aula. A relação entre escola e família. A realidade escolar e a realidade vivenciada. Gestão na sala de aula. Participação alienada e passiva. Participação coletiva e ativa.


17 - ENSINAR COM ALEGRIA - APRENDER COM EMOÇÃO

Ementa:
O amor na práxis pedagógica. Educar motivando: há receita pronta?. A motivação em sala de aula. A motivação para a vida escolar. Ser professor na sociedade aprendente. Como a escola contribui para a desmotivação do aluno. Ser professor hoje: um desafio. O saber produzido na escola . O que o professor deve saber para ensinar. Como o ambiente escolar pode prejudicar o bom desempenho do aluno. Ser professor, ser educador. Influências do lar e da escola. Educar para a vida. Paródia. Patativa do assaré. Reflexões. O desafio de ensinar a aprender para continuar aprendendo. A sociedade aprendente. As emoções no ato de aprender. Formação do profissional de educação. A troca de experiências. A assessoria pedagógica. A formação continuada do professor. O jogo e o emocional na aprendizagem. Emoção e ambientes de aprendizagem. Computação afetiva e emoções.


18 - A AÇÃO DOCENTE FRENTE A PSICOLOGIA

Ementa:
A psicologia frente à educação e o trabalho docente. J. F. Herbart e J. Dewey: a importância do método e da reflexão para a educação. O pensamento de e. Claparède: o desenvolvimento infantil como fundamento da pedagogia científica. Psicologia, educação e trabalho docente. O pensamento de J. Piaget: a equilibração como fator central do desenvolvimento. O pensamento de H. Wallon: a educação como fonte de conhecimento para a psicologia. Educação, psicologia e trabalho docente. O pensamento de L. Vygotsky: a importância da escolarização para o desenvolvimento do psiquismo. Psicologia, educação e trabalho docente. O desenvolvimento cognitivo da criança na escola: dos primórdios à atualidade. Fatores psicossociais que interferem no processo de aprendizagem. Maturação cerebral. Gênese e amadurecimento do sistema nervoso e dos comportamentos. Como se abrem as janelas da aprendizagem. Aprendizagem e linguagem. Áreas cerebrais e maturação na aprendizagem. Aprendizagem. Habilidades associadas à especialização de cada hemisfério. Capacidades básicas para a aprendizagem. Aquisição da linguagem. A leitura e a escrita. A prontidão para aprender.


19 - EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE É SER CRIANÇA?

Ementa:
O repensar do que é ser criança. Processos indissociáveis: educar e cuidar. Uma caminhada pela educação infantil. A educação infantil qualificada. Reencantando a criança e a educação infantil. A escola da infância. Urbanidade e educação infantil. Implicações das concepções sobre o desenvolvimento humano para a educação infantil. Vygotsky e Wallon: dois autores interacionistas. Wallon. A construção do pensamento infantil. O imaginar e o representar na brincadeira. Construindo uma proposta para educação infantil. Organização do espaço e do tempo na educação infantil. A organização das atividades no tempo. A organização das atividades no espaço.


20 - EDUCAR MOTIVANDO: HÁ RECEITA PRONTA?

Ementa:
O amor na práxis pedagógica. Educar motivando: há receita pronta?. A motivação em sala de aula. A motivação para a vida escolar. Ser professor na sociedade aprendente. Como a escola contribui para a desmotivação do aluno. Ser professor hoje: um desafio. O saber produzido na escola. O que o professor deve saber para ensinar. Como o ambiente escolar pode prejudicar o bom desempenho do aluno. Ser professor, ser educador. Influências do lar e da escola. Educar para a vida. O desafio de ensinar a aprender para continuar aprendendo. A sociedade aprendente. As emoções no ato de aprender. Formação do profissional de educação. A troca de experiências. A assessoria pedagógica. A formação continuada do professor. O jogo e o emocional na aprendizagem. Emoção e ambientes de aprendizagem. Computação afetiva e emoções.