Cursos de Aperfeiçoamento - 270h/a

11 - OS PILARES PEDAGÓGICOS PARA DOCÊNCIA E GESTÃO ESCOLAR

Ementa:
Os afazeres dos gestores, equipe técnica e professores para: 
O professor e sua formação. Requisitos profissionais. O professor inesquecível. O professor enfrentando os desafios do saber, saber-fazer para fazer-saber. Ações educativas. A dialética na ação pedagógica. Conhecimento na ação pedagógica. Identidade do professor. Saber ser para fazer saber. Formação docente. Os pilares para educação e avaliação. Avaliação escolar: conceitos e reflexões. Avaliação da aprendizagem. Práticas metadisciplinares avaliativas. Avaliação diagnóstico-formativa. Construindo a avaliação. Entendimento reflexivo, conectado, compartilhado e autonomizador. Caminhando pela avaliação. Vislumbrando um novo olhar. Planejamento: um olhar mais abrangente. Planejamento: sua história, sua prática. Planejamento e Plano de aprendizagem metadisciplinar. Projeto Político Pedagógico. Concepções filosóficas, psicológicas e pedagógicas.


12 - COMO ELABORAR O PLANEJAMENTO ESCOLAR?

Ementa:
Planejamento: um olhar mais abrangente. Planejamento: sua história, sua prática. Planejamento de aprendizagem metadisciplinar. Plano de aprendizagem metadisciplinar. Projeto Político Pedagógico. Concepções filosóficas. Concepções psicológicas. Concepções pedagógicas.


13 - LUDOEDUCAÇÃO : AS FORMAS DIDÁTICAS DE ENSINO

Ementa:
  Breve histórico da educação brasileira. A ludoeducação.  O lúdico na legislação brasileira. O lúdico e o resgate da cultura. O jogo, o brincar como elemento pedagógico. A necessidade do brincar. Refletindo o ensino da língua portuguesa. O ensino da língua portuguesa. Considerações sobre a gramática normativa. O ensino da gramática normativa. A mudança: do tradicional ao lúdico. O lúdico como estratégia de ensino. O ensino da gramática no contexto da ludicidade. A ludoeducação e as formas didáticas de ensino. As brincadeiras como práticas lúdica. Os jogos como meio eficiente de trabalhar a ludoeducação. Recreação e educação. Recreação comunitária. Jogos.  Sugestões de atividades. Brincadeiras cantadas. Jogos de criatividade, expressão e domínio público. Questionário do professor. Recomendações para o dia a dia.


14 - EDUCAÇÃO INFANTIL: O SABER E O FAZER DO PROFESSOR

Ementa:
A prática do professor na educação infantil. Os saberes docente. Os saberes da educação infantil. A diversidade educação infantil. A diversidade e a complexidade no processo pedagógico. A interação creche - pré-escola, família e comunidade. Formação: da teoria à prática. Educar e o cuidar: o específico da educação infantil. Educar e cuidar: a dicotomia na educação infantil. O lúdico no contexto escolar da educação infantil. Ludicidade no universo infantil. O educador infantil: sua prática na acolhida. O educador infantil: sua prática no desenvolvimento das potencialidades. Políticas públicas e o atendimento às crianças de 0 a 6 anos. A escolarização de crianças de 6 anos. Superando a dicotimização entre o cuidar e o educar. A formação de professores para a educação infantil: impasses e perspectivas. Docência na educação infantil: uma função em foco. A formação em serviço na metadisciplinaridade.


15 - COMO SE ABREM AS JANELAS DA APRENDIZAGEM?

Ementa:
A psicologia frente à educação e o trabalho docente. J. F. Herbart e J. Dewey: a importância do método e da reflexão para a educação. O pensamento de E. Claparède: o desenvolvimento infantil como fundamento da pedagogia científica. O pensamento de J. Piaget: a equilibração como fator central do desenvolvimento. O pensamento de H. Wallon: a educação como fonte de conhecimento para a psicologia. O pensamento de L. Vygotsky: a importância da escolarização para o desenvolvimento do psiquismo. O desenvolvimento cognitivo da criança na escola: dos primórdios à atualidade. Fatores psicossociais que interferem no processo de aprendizagem. Teorias da aprendizagem e a aprendizagem escolar. Maturação cerebral. Gênese e amadurecimento do sistema nervoso e dos comportamentos. Como se abrem as janelas da aprendizagem. Aprendizagem e linguagem. Áreas cerebrais e maturação na aprendizagem. Aprendizagem. Capacidades básicas para a aprendizagem. Aquisição da linguagem. A leitura e a escrita. A prontidão para aprender.


16 - OS QUATRO SABERES DA LINGUAGEM

Ementa:
O papel das interações sociais no desenvolvimento e nos processos de ensino e aprendizagem. Interação social e fracasso escolar. Interação social e influência de crenças e de culturas. Linguagem, língua e fala. Fonética e fonologia do português. Natureza do signo linguístico. Fonética e fonologia. Classificação dos sons da fala. Princípios do sistema alfabético do português do Brasil. Stresse infantil e dificuldades de aprendizagem: um estudo com crianças em idade escolar. Aprendizagem: conceituação e bases gerais. Dificuldades de aprendizagem. História da língua portuguesa no Brasil. Os quatro saberes componentes da linguagem: ler/escrever, ouvir/falar. Leitura e produção de textos na escola. Gramática normativa – breve reflexão. O livro didático e a produção de materiais. Avaliação: assim tudo começa.


17 - A LUDICIDADE NO CONTEXTO DA SALA DE AULA

Ementa:
Práticas lúdicas e o contexto pedagógico. Qual a função do professor no brincar e no jogo? Atividades lúdicas. Sonhando com a magia dos jogos cooperativos na escola. Brincar, brincadeira e brinquedo. A essência do brinquedo. Aprender brincando. Brinquedoteca: um espaço estruturado para brincar. A música e o jogo no jogo da aprendizagem. O jogo. Piaget, a epistemologia genética e o jogo. O aprendizado através de jogos para computador: por uma escola mais divertida e mais eficiente. O papel da escola. Visão histórica da infância e das atividades lúdicas. Ludicidade no universo infantil. Perspectivas psicológicas das atividades lúdicas. Classificação dos jogos segundo Piaget. Jogos de exercícios. Jogos simbólicos. Jogos de regras. O jogo na concepção de Vygotsky. Concepção vygotskiana e a aprendizagem. Zona de desenvolvimento proximal e a aprendizagem. Jogo e educação. A criança e os movimentos. Fundamentos básicos da recreação. Recreação e educação. Recreação comunitária. Jogos. Jogos de criatividade, expressão. Brinquedos cantados. Diferenças entre professores. Conselhos para o seu dia-a-dia, Questionário do professor. Psicomotricidade na pré-escola. Atividades com sucata.


18 - ESCOLA: ESPAÇO PARA A QUALIDADE DO ENSINO

Ementa:
Gestão da educação. Escola: espaço em que se efetiva a gestão da educação. Origem da instituição escolar. Escola na contemporaneidade. Gestão do processo de ensino. Projeto pedagógico. A equipe pedagógica na gestão do ensino. Democratização e qualidade do ensino. A formação do professor no Brasil. O ato de (re)olhar conceitos e concepções da profissão do professor. A profissão do professor em foco. O professor: um agente educacional. A metadisciplinaridade na formação do professor. As bases da metadisciplinaridade. O professor e a necessidade de formar-se. Compreender-se para compreender: condição sine qua non do professor. A ação docente como práxis. Transposição didática. Professor e aluno em processo de transformação. O comprometimento profissional. A formação em serviço na metadisciplinaridade. Semeadores de ideias. Caminhando para um novo horizonte. Os pilares para educação e avaliação. Avaliação escolar: conceitos e reflexões. Avaliação da aprendizagem. Práticas metadisciplinares avaliativas. Avaliação diagnóstico-formativa. Construindo a avaliação. Objetivos. Critérios. Entendimento. Entendimento reflexivo, conectado, compartilhado e autonomizador. Caminhando pela avaliação. Revendo a avaliação da comunidade escolar. Vislumbrando um novo olhar.


19 - TRABALHANDO O CORPO NA SALA DE AULA

Ementa:
Definições. Necessidades Psicomotoras. Coordenação. Orientação. Conhecimento Corporal. Lateralidade. Esquema Corporal. Motricidade Fina. Motricidade Ampla. Freio Inibitório. Dissociação. Equilíbrio. Ritmo. Relaxamento. Lateralidade. Direcionalidade. Percepção. Psicomotricidade e a aprendizagem. Sistema nervoso e aprendizagem. Neurofisiologia. Estrutura Neuronal. Organização do sistema neuromotor. Neuroaprendizagem. Sistemas sensoriais. Preparação para o movimento. O corpo no processo de ensino e aprendizagem. Estruturação espaço-temporal. Deficiência psicomotora ou transtornos psicomotores. O corpo como comunicação e expressão humana. Corpo: instrumento versátil. Grupo barbatuques. O corpo que fala: linguagem não-verbal. Alguns gestos e seus significados. O corpo e os cinco sentidos. O corpo e a violência: uma realidade escolar. Um corpo dos sonhos: a mídia ditando padrões. Trabalhando o corpo na sala de aula. O papel do professor: redescobrindo novos corpos. Criando coreografias. Corpo e voz: a arte de contar histórias. O corpo na escola e na vida. A linguagem dos olhares.


20 - A MENTE HUMANA NO PROCESSO CRIATIVO DE APRENDIZAGEM

Ementa:
Psicologia cognitiva. Memória e seu pensamento. Memória e sua classificação. Modulação da memória. Problemas da memória. Hipermnésia. Função dos hemisférios nos processos visuo-espaciais. PLP e memória espacial. Linguagem e aprendizagem. Autoconhecimento: observando a si próprio. Mente humana. Frequências e dimensões mentais. As sete maravilhas do mundo. A alma enquanto consciência. Como desenvolvemos autoconsciência. Os quatro temperamentos. Teste dos temperamentos. A razão do medo - A gestão do autoconhecimento. O corpo e seus símbolos. Personalidade. Textos – reflexões. Lei do triunfo. Relaxamento. Criatividade e Ato Criativo. O Pensamento Lateral e a Criatividade. Ingredientes da Criatividade. Traços de Personalidade. Bloqueios à criatividade. Bloqueios mentais, perceptivos, emocionais, culturais e ambientais, intelectuais e de expressão. Centros de inteligências. Exercitando as Inteligências Múltiplas.