Cursos de Aperfeiçoamento - 270h/a

21 - O DESEJO DE ENSINAR PELA COMPREENSÃO HUMANA

Ementa:
Saber ensinar, saberes para ensinar. O conhecimento. O ensino disciplinar. A identidade humana. A compreensão humana. A incerteza. A condição planetária. A moral e a ética. Os sete saberes. Saberes para ação pedagógica.
Sala de aula: espaço e tempo. O estresse da sala de aula. Relação entre professor e o aluno. Escola para educar ou criar os alunos? O professor como um bom cozinheiro. Que prática você pratica. O professor e sua formação. Requisitos profissionais. O professor inesquecível. O professor enfrentando os desafios do saber, saber-fazer para fazer-saber. O professor competente. Plano de aprendizagem. Tendências educacionais. Postura do professor. Ações educativas. A dialética na ação pedagógica. Conhecimento na ação pedagógica. Avaliação como momento de reflexão. Métodos educacionais. Identidade do professor. Saber ser para fazer saber.


22 - O SER E O SABER DO PROFESSOR NA AÇÃO PEDAGÓGICA

Ementa:
Formação docente - sua trajetória histórica. A formação docente na ótica da LDB. Formação inicial e formação continuada. A formação docente na perspectiva metadisciplinar. Competência profissional e educação. Competências metadisciplinares. Comprometimento profissional e metadisciplinaridade. Profissionalização e o Profissionalismo na didática. Ação didática na tendência tradicional. Crise de paradigmas e ação docente. Paradigma de ensino. Teoria e prática na ação pedagógica. Práxis pedagógica.
O estudo de si mesmo: a utilização da autobiografia na formação do professor. Contexto e utilização da autobiografia. Os movimentos de identidade dos professores. A formação do professor: o ser e o saber em movimento. O processo de formação e a necessidade de compreender-se. O processo vivido e as aprendizagens oferecidas.


23 - EDUCAÇÃO ESPECIAL: COMUM OU DIFERENTE?

Ementa:
Ação pedagógica na educação especial. A deficiência intelectual. Diagnóstico e encaminhamento. Atendimento educacional ao deficiente intelectual. Deficiência auditiva identificação. Deficiência múltipla. Identificação. Deficiência visual. Identificação. O que é deficiência de aprendizagem.  Atraso de linguagem.  Dificuldades na aprendizagem. Uma alternativa de trabalho, numa pré-escola para surdos. A deficiência intelectual. A deficiência intelectual moderada. A deficiência intelectual grave (ou severa). Síndrome de down – desenvolvimento cognitivo. Desenvolvimento da linguagem.  Deficiência visual. O bebê com cegueira ou baixa visão. A criança cega ou com baixa visão na fase pré-escolar. A criança cega ou com baixa visão na fase escolar. Dislexia.  Características. Tratamento e orientações. Disgrafia. Principais características encontradas em crianças disgráficas. Disortografia. Características da disortografia. Discalculia. Déficit de atenção (com ou sem hiperatividade). Distúrbio de leitura. Dislexia. Déficit cognitivo seletivo. A deficiência visual e a aprendizagem.  A dêixis no contexto linguístico. A dêixis no contexto da sala de aula. "distúrbios de aprendizagem": uma rosa com outro nome.


24 - É BRINCANDO QUE SE APRENDE

Ementa:
Brinquedo, brincadeira e jogo. A influência da brincadeira no desenvolvimento infantil. O brincar no currículo escolar. É brincando que se aprende. O brincar no aspecto físico. O brincar no aspecto simbólico. O brincar no contexto escolar. Infância: uma construção histórica e cultural. À sombra dos adultos: a construção histórica da infância no Brasil. Os paradoxos da infância hoje. Que infância é esta de que as crianças precisam? O papel da escola. Ludicidade no universo infantil. Perspectivas psicológicas das atividades lúdicas. Concepção vygotskiana e a aprendizagem. Zona de desenvolvimento proximal e a aprendizagem. Jogo e educação. Referências.


25 - O AMOR COMO ATO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Ementa:
Infância. Criança e crianças. Educação Infantil. Educação Infantil: creche e pré-escola. A criança na constituição. Lei de Diretrizes e Bases – LDB/96. Teóricos da Educação Infantil. Práticas de cuidado e de educação. Cuidar – Educar – Brincar. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil – RCNEI. Atividade diversificada. Pedagogias de Projeto. A Educação Infantil na cidade de Reggio Emilia. A rotina diária do modelo high/scope Jardim de Infância. Princípios curriculares orientadores dos profissionais na abordagem high/scope. O amor como ato pedagógico. O professor e sua relação com o aluno. A relação entre escola e família. A brincadeira. A brincadeira na Educação Infantil. A avaliação formativa.


26 - GESTÃO DA EDUCAÇÃO: UM NOVO OLHAR PARA ESCOLA

Ementa:
Articulador: agente da função social da escola. O articulador em seu momento. Do administrativo ao pedagógico. Dimensões do projeto político pedagógico. Dimensão administrativa. Dimensão pedagógica. Dimensão financeira. Dimensão jurídica. Origem da instituição escolar. A instituição escolar. Um novo olhar para escola. Uma escola para modernidade. Escola e a comunidade. Escola: um centro cultural comunitário. Os pilares de uma escola democrática. Gestão da educação. Escola: espaço em que se efetiva a gestão da educação. Gestão do processo de ensino. A equipe pedagógica na gestão do ensino. Democratização e qualidade do ensino. Ações para um ensino de qualidade. Escola na contemporaneidade. Projeto político pedagógico. Planejamento: um olhar mais abrangente. Planejamento: sua história, sua prática. Planejamento de aprendizagem metadisciplinar. Plano de aprendizagem metadisciplinar.


27 - O PROFESSOR COMPROMETIDO COM A CIDADANIA

Ementa:
Reflexões e definições de educação e currículo. Currículo. Concepção de currículo. Currículo e conhecimento escolar. As teorias do currículo. Teorias tradicionais. Teorias críticas. Teorias pós-críticas. Currículo oculto. Currículo e cultura. O saber escolar. O saber docente. Entre saberes e práticas. A instituição escolar. Um novo olhar para escola. Uma escola para modernidade. Escola e a comunidade. Escola: um centro cultural comunitário. Cidadão e educação: análise de conceitos. Retomada histórica da educação brasileira. Uma escola comprometida com a cidadania. Refletindo sobre a nova proposta curricular.


28 - O PROFESSOR E A CRIATIVIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR

Ementa:
A criatividade do professor no contexto escolar. Características do professor criativo na prática pedagógica. O ambiente escolar no desenvolvimento da criatividade. Desenvolvendo a criatividade em sala de aula. O potencial criativo do ser humano. As barreiras no processo criativo. Desenvolvendo potencial criativo dos alunos. Criatividade e o processo criativo. A criatividade no desenvolvimento humano. Bloqueios da criatividade no desenvolvimento escolar. Desenvolvimento, criatividade e aprendizagem. O papel da escola no dinamismo do conhecimento. A importância de saber como os docentes aprendem. As estratégias de aprendizagem docente.


29 - A INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO X A INCLUSÃO DA EDUCAÇÃO

Ementa:
A Exclusão nas Escolas. A Inclusão na Educação X A Inclusão da Educação. Legislação e Inclusão Educacional. Inclusão. Conceito. A Educação Inclusiva. Desafios no processo de Inclusão. A Aprendizagem nas Escolas Inclusivas. A Metadisciplinaridade na Educação. A Prática Inclusiva e a Metadisciplinaridade.
Educação para todos. Conceituando Educação Inclusiva. Caracterização dos tipos de deficiências. O que é libras? Procedimentos e sugestões de recursos de acesso ao currículo. Escola regular ou escola especial? Princípios e aspectos fundamentais para a construção de escolas inclusivas. Redes de apoio e parcerias. Formação docente. Projeto político-pedagógico. Prática pedagógica inclusiva. Conceito de Diagnóstico. Características do Diagnóstico. Seqüência Diagnóstica. Avaliação do Diagnóstico. Avaliação das Habilidades. O Diagnóstico Psicopedagógico.


30 - DA ALFABETIZAÇÃO AO LETRAMENTO NA SALA DE AULA

Ementa:
Visão histórica e social da alfabetização. Fases do desenvolvimento infantil. Alfabetização sob o olhar de Emília Ferreiro. Psicogênese da língua escrita. Construtivismo. Construtivismo: antes e depois. Letrar: um passo além de alfabetizar. Alfabetização e letramento: conceitos. O ensino de 9 anos: contribuições do ministério da educação. Dimensões da proposta pedagógica para o ensino da linguagem escrita em classes de crianças de seis anos. Ensino e aprendizagem da leitura e da escrita. A organização do trabalho pedagógico: alfabetização e letramento como eixos orientadores. Alfabetização e letramento na sala de aula. A sala de aula como possibilidade: sugestões para o trabalho pedagógico. Psicomotricidade. Aspectos básicos de uma educação psicomotora. Desenvolvimento motor. Maturação, crescimento e aprendizagem. A relação da psicomotricidade na alfabetização. Atividades psicomotoras que poderão auxiliar no processo de alfabetização. Algumas sugestões.