Cursos de Aperfeiçoamento - 270h/a

31 - O PAPEL DO PROFESSOR NA PRODUÇÃO TEXTUAL

Ementa:
Produção textual. Conhecimento do universo, da escrita e da leitura. Concepção a respeito do sistema da escrita. Luta pelas palavras: pensando, agindo e escrevendo. Importância dos textos orais e escritos. Escrita como desvendamento do mundo. Produção de textos contextualizados conforme a realidade do aluno. Prática de produção de textos conforme a realidade do aluno. Dificuldades na produção de textos com autonomia. Interação entre educador e educando no processo da produção textual. O professor e a produção textual. O papel do educador na aprendizagem. Procedimentos e técnicas aplicadas para o trabalho com produção de texto. Contribuições da teoria sócio-interacionista e interacionista construtivista. Reflexões sobre a prática da produção de textos.


32 - O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS

Ementa:
Estudo histórico da ludicidade. O lúdico no processo educativo. Jogos: prática cultural e compreensão do mundo. Winnicott. Piaget. Vygotsky. Huizinga. Brincadeiras, brinquedos e jogos. Brincadeiras. Brinquedos. Jogos. Classificação dos jogos. Da teoria para a prática. Jogos e brincadeiras na formação social da criança. Jogos cooperativos. Da teoria para a prática. O lúdico na ação pedagógica para Educação Infantil e Ensino Fundamental. Atividades recreativas. Jogos e atividades práticas para Educação Infantil. Jogos e brincadeiras para crianças de 0 a 3 anos. Jogos e brincadeiras para crianças de 4 a 5 anos. Jogos com materiais recicláveis. Jogos e atividades práticas para os anos iniciais. Jogos e brincadeiras para crianças de 6 a 10 anos. Jogos com materiais recicláveis.


33 - EDUCAÇÃO ESPECIAL: ENSINAR E APRENDER NA DIVERSIDADE

Ementa:
A Educação Especial no Brasil. Amparo legal da Educação Especial no Brasil. A inclusão escolar e social. Os paradigmas educacionais. Inclusão: ensinando e aprendendo na diversidade.O diagnóstico das necessidades educativas especiais. A avaliação psicopedagógica das necessidades educativas especiais. Integração e inclusão educacional. A sociedade e a escola viabilizando o processo inclusivo. Benefícios e desafios da inclusão. A prática pedagógica na aprendizagem da pessoa com necessidades especiais. Concepção interacionista. Piaget. Vygotsky. Aprendizagem e suas relações com o planejamento. Adaptações curriculares. Prática em sala de aula.


34 - A PRÁTICA EDUCATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Ementa:
A infância nos diferentes momentos: histórico social e cultural. Infância, sociedade e cultura escolar. A garantia da evolução e organização do direito da criança. O papel da família e da instituição escolar no atendimento da criança. A participação da família no contexto escolar. A organização do tempo e do espaço na Educação Infantil. Prática educativa na organização dos processos de ensino e aprendizagem em sala de aula. A rotina escolar e sua intencionalidade. A organização do trabalho pedagógico. A avaliação do trabalho educativo na Educação Infantil. Avaliação descritiva. O desenvolvimento emocional das crianças na Educação Infantil. Acolhimento das crianças nas diferentes situações. Da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. A formação do profissional da Educação Infantil: perfil e função.


35 - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DA TEORIA À PRÁTICA

Ementa:
A Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Sistema organizacional da EJA no Brasil. Funções da Educação de Jovens e Adultos. Princípios da Educação de Jovens e Adultos. Especificidades do trabalho pedagógico frente ao perfil do aluno da EJA. Perfil sociocultural dos alunos da EJA. História de vida, da comunidade, da cidade e da terra. Práticas pedagógicas na EJA. Prática com temas geradores. Prática de intervenção pedagógica. Relações de ensino e aprendizagem na EJA. Função social da leitura e da escrita. A alfabetização de jovens e adultos. O letramento. Da teoria para a prática. Desenvolvimento da oralidade. Sugestão de atividade oral. Desenvolvimento cognitivo e social dos educandos da EJA. Teoria e prática nas relações fundamentais do trabalho docente.


36 - OS PILARES PARA QUALIDADE NO ENSINO: MÓDULO I

Ementa:
Conhecimento humano. Conhecimento e cosmovisão. Superação da fragmentação do conhecimento. Conhecimento sensível e intelectual. Diferentes modos de conhecer. Conhecimento interdisciplinar visto em níveis. Desafio metadisciplinar. Metadisciplinaridade e Planejamento. Planejamento um pouco de história e semântica. Planejamento estratégico e participativo. Planejamento participativo e educação. Planejamento de aprendizagem metadisciplinar. Projeto Político Pedagógico Metadisciplinar. Metadisciplinaridade e formação docente. Formação docente sua trajetória histórica. A formação docente na ótica da LDB. Formação Docente na perspectiva metadisciplinar. Competência Profissional. Competência profissional e educação. Competências metadisciplinares. Comprometimento profissional e metadisciplinaridade.


37 - OS PILARES PARA QUALIDADE NO ENSINO: MÓDULO II

Ementa:
Metadisciplinaridade e avaliação. Avaliação e avaliação escolar. Avaliação na perspectiva da LDB e dos PCNs. Avaliação escolar: retomar ou inovar? Avaliação escolar na perspectiva metadisciplinar. Avaliação Diagnóstico-formativa. Metadisciplinaridade e inclusão. Exclusão social. Exclusão educacional. Deficiência e exclusão: evolução histórica. Deficiência: uma construção social. Superação da exclusão e do preconceito. A inclusão educacional na legislação brasileira. Prática Inclusiva e Metadisciplinaridade. Metadisciplinaridade e educação de qualidade. O imperativo da qualidade. Definindo qualidade. A abordagem da UNESCO e UNIFEC para qualidade. Tradições educacionais e qualidade: abordagens. O princípio da qualidade. Dez medidas para qualidade na educação.


38 - A BRINCADEIRA COMO LINGUAGEM PEDAGÓGICA

Ementa:
A brincadeira como linguagem pedagógica. Brincando de ser criança na sala de aula. O brincar num saber e num conjunto de práticas partilhadas pelas crianças. A brincadeira como a linguagem infantil que vincula o simbólico e a realidade imediata da criança. O brincar e a aprendizagem. O desenvolvimento psicomotor da criança. A criança, o brincar, o corpo e o seu desenvolvimento. Jogos e brincadeiras no âmbito escolar. Os desafios do ensinar por meio dos jogos e brincadeiras. A educação e a experiência social como meio fundamental para converter o ensino espontâneo em consciente. A inserção das crianças de 6 anos no Ensino Fundamental. Educação Infantil: um conceito vigente. A formação e a importância dos conhecimentos científicos. Formação cultural e o papel da arte e da leitura literária. Formação e agir ético na escrita dos professores no planejamento e avaliação. Supervisão e intervenção: planejamento e avaliação. O desenvolvimento cognitivo da criança. Friedrich Froebel e a criação do jardim de infância: um espaço para o lúdico. O brincar e a escola na sociedade do século XXI.


39 - ENSINANDO E APRENDENDO NA DIVERSIDADE

Ementa:
Ensinando e aprendendo na diversidade. O ato de (re)olhar conceitos e concepções da profissão professor. A profissão professor em foco. A ação docente como práxis. O professor enfrentando os desafios do saber, saber-fazer para fazer-saber. Saber fazer para fazer saber. Metadisciplinaridade. Prática metadisciplinar. Tendência metadisciplinar. Como ser um professor metadisciplinar?. A metadisciplinaridade na formação do professor. As bases da metadisciplinaridade. Planejamento: um olhar mais abrangente. Planejamento de aprendizagem metadisciplinar. Plano de aprendizagem metadisciplinar. Projeto Político Pedagógico. Metadisciplinaridade e educação de qualidade. O imperativo da qualidade. Definindo qualidade. Abordagens críticas. A abordagem metadisciplinar. O princípio da qualidade. Dez medidas para qualidade na educação.


40 - OS SABERES COMPONENTES DA LINGUAGEM

Ementa:
O papel das interações sociais no desenvolvimento e nos processos de ensino e aprendizagem. Interação social e fracasso escolar. Interação social e influência de crenças e de culturas. Linguagem, língua e fala. Fonética e fonologia do português. Natureza do signo linguístico. Fonética e fonologia. Classificação dos sons da fala. Princípios do sistema alfabético do português do Brasil. Stresse infantil e dificuldades de aprendizagem: um estudo com crianças em idade escolar. Aprendizagem: conceituação e bases gerais. Dificuldades de aprendizagem. História da língua portuguesa no Brasil. Os quatro saberes componentes da linguagem: ler/escrever, ouvir/falar.
Leitura e produção de textos na escola. Metodologia. Gramática normativa – breve reflexão. O livro didático e a produção de materiais. Avaliação: assim tudo começa.