Cursos de Aperfeiçoamento - 150h/a

31 - O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DA CRIANÇA NA ESCOLA

Ementa:
A psicologia frente à educação e o trabalho docente. J. F. Herbart e J. Dewey: a importância do método e da reflexão para a educação. O pensamento de E. Claparède: o desenvolvimento infantil como fundamento da pedagogia científica. Psicologia, educação e trabalho docente. O pensamento de J. Piaget: a equilibração como fator central do desenvolvimento. O pensamento de H. Wallon: a educação como fonte de conhecimento para a psicologia. Psicologia genética. Educação, psicologia e trabalho docente O pensamento de L. Vygotsky: a importância da escolarização para o desenvolvimento do psiquismo. Psicologia, educação e trabalho docente. O desenvolvimento cognitivo da criança na escola: dos primórdios à atualidade. Fatores psicossociais que interferem no processo de aprendizagem. Teorias da aprendizagem e a aprendizagem escolar.


32 - O PROFESSOR NA PSICOMOTRICIDADE

Ementa:
O corpo e a psicomotricidade. Estudiosos da psicomotricidade. Freinet e a psicomotricidade. Psicomotricidade: uma ciência a serviço da vida. A relação da psicomotricidade na alfabetização. Atividades psicomotoras que poderão auxiliar no processo de alfabetização. Psicomotricidade e educação. O professor na psicomotricidade. O lúdico no desenvolvimento psicomotor. A psicomotricidade na educação infantil. Educação psicomotora. Condutas psicomotoras de base. Respiração da teoria para a prática. Relaxamento da teoria para a prática. Equilíbrio da teoria para a prática. Coordenação motora global da teoria para a prática. Coordenação motora fina da teoria para a prática. A educação psicomotora para a aprendizagem da leitura e da escrita.


33 - VISÃO GERAL DAS TEORIAS DE APRENDIZAGEM

Ementa:
Visão geral das teorias de aprendizagem: histórico-cultural de Vygotsky; do construtivismo de Piaget; da gênese da inteligência de Wallon; do aprendizado social de Bandura; do construtivismo de Bruner; do aprendizado estrutural de Scandura; da estrutura do intelecto de Guilford; dos processos mentais (algo-heurística) de Landa; do aprendizado adulto de Cross; da conversação de Pask; da elaboração de Reigeluth; da flexibilidade cognitiva de Spiro, Feltovitch e Coulson; da percepção pela informação de Gibson; do código duplo de Paivio; do reparo de Vanlehn; do contexto funcional de Sticht; da inclusão de Ausubel.


34 - A MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Ementa:
Breve histórico do ensino de música. Música e educação. A música e a criança. A história da música. A música no Brasil. A inserção da música na educação infantil. O significado da música na educação infantil.  A prática da música na educação infantil.  Atitudes no fazer musical. Musicalizando a educação infantil. Trabalhando com a linguagem musical. Referencias.


35 - EDUCAÇÃO ESPECIAL: UM DESEJO OU UMA REALIDADE

Ementa:
Contextualização histórica da educação especial. Victor o menino selvagem. O surgimento das instituições para crianças deficientes. A unificação da educação regular e a educação especial. O modelo inclusivo inserido na classe regular. O que se entende por educação especial. Educação especial e a evolução do conceito. As necessidades educativas especiais. A criança com NEE no ensino regular: um desejo ou uma realidade. Integração versus inclusão. Desafios colocados ao professor pela escola inclusiva. Diferenciação pedagógica. Referências.


36 - GESTÃO DA EDUCAÇÃO EM DIFERENTES DIMENSÕES

Ementa:
Gestão e seus conceitos. Gestão em diferentes dimensões. Fundação Nacional da Qualidade – FNQ. Os critérios de excelência analisados em gestão. Gestão conforme Peter Senge e Michael Fullan. Peter Senge. Michael Fullan. Relação entre Peter Senge e Michael Fullan. Gestão na educação. A qualidade. A educação e o imperativo da qualidade. A abordagem da UNESCO. A abordagem do UNICEF. A qualidade na educação. A abordagem metadisciplinar para a qualidade. Qualidade na metadisciplinaridade. O princípio de qualidade. Dez medidas para qualidade na educação. Escola de qualidade é escola inesquecível. Referências.


37 - A DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E SUA INCLUSÃO

Ementa:
Deficiência. A deficiência intelectual na concepção de educadores da educação especial: contribuições da psicologia histórico cultural. A deficiência intelectual e sua inclusão. Como lidar com alunos com deficiência intelectual na escola. A escola regular e os alunos com deficiência intelectual. A escola inclusiva e sua emancipação intelectual.O processo de alfabetização de alunos com deficiência intelectual.


38 - DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: IGUALDADE E DIFERENÇAS NAS ESCOLAS

Ementa:
A deficiência intelectual na escolarização. A escolarização do aluno com deficiência intelectual no Brasil. Década de 1970: um dos marcos na educação especial. Preponderância do modelo médico na compreensão da deficiência intelectual. Deficiência intelectual e vida adulta.