O CENÁRIO EDUCACIONAL PARA OS PROFESSORES BEM FORMADOS
Autora: Emilin Rosana Fink
O CENÁRIO EDUCACIONAL PARA OS PROFESSORES BEM FORMADOS
RAMOS, Paulo. A Formação do Professor na Perspectiva da
Metadisciplinaridade. 2.ed. Blumenau: Odorizzi, 2009.
A formação dos professores vem tendo uma concepção educacional comprometida com os processos sociais, exigindo-se ao passar dos anos, que o potencial seja de extrema elegância e inovação, a tomada de decisões que devem ter perante a formação deve seguir uma construção do conhecimento da sociedade.
Praticamente todas as reformas educativas desencadeadas por volta dos anos 80 em vários países destacam medidas relacionadas com a formação e profissionalização dos professores para o atendimento de novas exigências geradas pela reorganização da produção e da mundialização da economia. (RAMOS, 2009, p.56).
A formação inicial do bom professor deve ter embasamento no conhecimento pedagógico, sua prática de socialização deve ter princípios e regras a serem seguidas por ele, assim torna-o condizente com aquilo que ele acredita e com aquilo que ele aprendeu na sua formação, ele não deve se tornar um modelo de professor como é ensinado na sua graduação, ele por si deve tornar-se um diferencial um mediador do conhecimento entre todos aqueles que obtiveram a mesma formação, cada profissional teve trabalhar com objetivos estruturados a sua formação sendo assim necessário recorrer a inovações e modificações que tornem assim interessante para sua boa atuação e assim oportunizar ao aluno qualidade de vida e interesses voltados para a realidade da sociedade.
Todo professor deve buscar diante das dificuldades e possibilidades negativas uma reestruturação das circunstâncias que surgem diante das práticas escolares, quais são os pontos fundamentais a serem aplicados? Quais as possíveis mudanças no meu planejamento? Qual o enfoque que se dará para que a aula seja atrativa e assim prenda o educando, são perguntas que todo profissional deve fazer a si mesmo.
O planejamento do professor deverá ser planejado na teoria e na prática, colocando em ênfase vivências que eles possam idealizar e assim socializar na sua vida dentro da sociedade, quando impomos a eles a prática em qualquer tema, eles mesmos se desafiam e constatam um conhecimento talvez desconhecido, aflorando assim a criatividade. O professor é desafiado pela sociedade moderna a buscar novos conhecimentos, dentro da realidade que se tem, deve ser um coautor de sua formação, é de responsabilidade dele a aplicação de seu planejamento de forma que interaja, contagie e faça com que o aluno aprenda da forma compreensiva o que se quer repassar.
A profissão professor não é valorizada, como nós buscamos para que um dia seja, sua caminhada é longa e sua trajetória deve ser construída a cada dia, a sociedade concorda que o professor tem participação total na boa formação de todo e qualquer indivíduo e que sem ele ninguém se torna um cidadão com boa formação, mais o que falta para que ele se torne um ícone e seja reverenciado por seus bons atos, a busca pelo conhecimento não para por aí, todo dia é dia de buscas por mudanças, consciente das suas perspectivas metadisciplinares, a construção é longa e contínua.
A valorização da reflexão sobre a própria prática apoia-se no pressuposto de que a docência também é fonte de conhecimento, por se tratar de uma forma de investigação e experimentação. O professor enquanto prático reflexivo constrói uma teoria própria, explicativa da sua prática, contribuindo para a sistematização de novos conhecimentos. (RAMOS, 2009, p. 59).
Para que um professor se torne inesquecível e assim seja um ícone da sua boa formação, precisa requerer de princípios básicos, comprometimento, disposição, firmeza, habilidades dentre outras. Esses termos aplicam-se ao professor fazendo-o transmissor do conhecimento e assim definido como correlator de sua formação profissional.
O livro colocou em ênfase os obstáculos de ser um bom profissional professor, suas dificuldades perante a sociedade, os desafios que cabe a ele vencer a cada dia, vendo suas mudanças e transformações. É coerente deixando claro o que é ser professor, quais as dificuldades que virão e de que forma ultrapassar e vencer. Para nossa própria atuação ajudará e fará entender obstáculos que talvez possamos passar, ensina o profissional a ser mensageiro do conhecimento e vencer barreiras por ela traçadas.
Emilin Rosana Fink
Jaraguá do Sul, 2012